5 dicas para cuidar da sua saúde mental

A Organização Mundial da Saúde explica que ter boa saúde mental é “contar com um estado de bem-estar que permite a você usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse, ser produtivo e contribuir com a comunidade”.

Na maioria das vezes, costumamos dá mais ênfase ao nosso físico, fazendo exames e cuidando mais da aparência. Sendo, que muitas vezes esquecemos de dar atenção ao nosso estado mental, que junto com o físico caminham juntos para que tudo se desenvolva com equilíbrio em sua vida. Mas, como cuidar da saúde mental?

Pode ser um pouco relativo, afinal cada ser humano tem suas prioridades, necessidades e forma de enxergar o mundo a sua volta. Contudo, você vai conferir algumas dicas que pode te ajudar nesta função e melhorar a sua qualidade de vida. Acompanhe!

1- Esteja próximo a pessoas queridas

Independentemente de ser uma pessoa mais reservada ou não, contar com um círculo de pessoas é muito importante para o nosso desenvolvimento como ser humano. Pode parecer óbvio, mas cerque-se de quem te quer bem e tenha um impacto positivo a sua vida. Estar com pessoas que nos colocam para baixo, não são gratas e dificilmente tem algo positivo a acrescentar nos adoecem mentalmente falando.

2- Durma bem

Ter um boa noite de sono ajuda reduzir o estresse, controla o apetite, ativa a memória, estimula o raciocínio e rejuvenescer a pele. Também contribui na melhora significativa do humor, nos deixando mais contentes e disposto durante o dia, caso contrário, uma noite de sono insuficiente provoca agitação e mal-humor no dia seguinte. Alguns estudos mostram que pessoas que dormem menos de 6 horas por dia têm mais chances de desenvolver depressão, é o que afirma o estudo realizado pelo Cleveland Clinic Sleep Disorders Center, nos Estados Unidos, que constatou que quem dorme de seis a nove horas tem mais ânimo e qualidade de vida.

3- Treine a sua mente

Você pode fazer isto de diversas formas: sendo grato todos os dias pelas suas conquistas, sejam pequenas ou grandes, pratique o autoelogio, não pense em problemas toda hora, fale dos seus sentimentos com que você confia, aprenda a dizer não, extravase de vez em quando, seja aberto a mudanças, aprenda a lidar com críticas e acima de tudo saiba que ninguém é feliz o tempo todo.

4- Seja realista

Criar cenários inalcançáveis, ou seja, que não se consegue alcançar, traz uma frustação imensa. Portanto, é fundamental sonhar e planejar, porém é necessário adequar as expectativas com o resultado. Dê o melhor de si, mas também não exija mais do que realmente pode fazer! Entendeu?

5- Cuide de seu corpo

Lembra que falamos que um anda junto com o outro? Evite alimentos em exagero que de certa forma prejudica o seu corpo, como açúcar, gorduras e sal, prefira refeições ricas em alimentos in natura e que te agreguem mais. Pratique alguma atividade física menos três vezes por semana ajuda todo o corpo – inclusive o cérebro. Essa junção é comprovada cientificamente que contribui para ajudar a combater transtornos mentais e inclusive até a memória!

Tchau, tchau!

Canal YT | Instagram | Facebook | Pinterest